Modelagem de projetos_ Etapas de Um Projeto


ETAPAS DE UM PROJETO 

 escrever-computador-2

Introdução 

Visão geral do problema, da localidade, do público-alvo, dos objetivos, metodologia e justificativa. 

 Objetivo Geral 

Significa o ponto aonde se quer chegar através da execução do projeto. Deve-se estabelecer apenas um. 

Objetivos Específicos 

São operacionais e correspondem ao que se pretende  pôr em prática através do projeto; definem as ações que serão executadas para se chegar ao objetivo geral.  Pode-se traçar vários objetivos específicos. São construídos  (assim como o objetivo geral) com frases que começam com verbos no infinitivo. 

Justificativa (por quê?) 

Qual a importância do projeto? Por que ele deve existir? Na resposta cabem qual a situação atual (diagnóstico) e  a importância deste projeto na resolução desta. Pode ser uma das últimas coisas a serem escritas, para se ter  antes uma visão mais completa do que se pretende. 

Definição de atividades (o quê?) 

As atividades são as tarefas, as  ações que devem ser desenvolvidas para se alcançar os objetivos específicos.  São,  na  verdade,  as  providências  que  precisam  ser  tomadas  para  que  o  projeto  seja  executado.  Pode-se  escrevê-las em um quadro, ao lado de cada objetivo específico. 

Cronograma de atividades (quando?) 

É  preciso  determinar  quanto  tempo  cada  atividade  requer  para  ser  executada;  é  preciso  definir  quando  as  atividades serão realizadas. Pode-se montar um quadro com as atividades de um lado e os meses (ou semanas)  de outro, marcando-se com um “”X”” quando serão realizadas. 

 

Metodologia (como?) 

 Considerando  o  diagnóstico  como  ponto  de  partida  e  os  objetivos  como  ponto  de  chegada,  a  metodologia  é  justamente o caminho que se percorre para unir estes dois pontos e a forma de andar neste caminho, incluindo o  referencial teórico, as concepções teóricas que orienta a prática, ou seja, a escolha do conjunto de estratégias a  ser ilizado. Estas estratégias representam as maneiras utilizadas para fazer com que os objetivos aconteçam.   Embora  se  confundam  com  as  atividades,  diferem  porque  as  atividades  têm  um  cunho  administrativo  e  a  metodologia envolve visões de mundo (concepções teóricas). Vamos ver um exemplo:

 

Objetivo específico: Realizar curso de alimentação alternativa; 

Atividades (providências): Divulgar o curso, selecionar participantes, contratar professores, comprar materiais; 

Metodologia: Aulas expositivas no primeiro mês, debates de texto sobre as vantagens da alimentação alternativa, aulas práticas no segundo mês, degustação após aulas. 

Avaliação 

É importante ter em mente a forma de avaliação do projeto, como saber se os objetivos foram alcançados e quais  outros possíveis pontos positivos, além da avaliação constante, durante todo o processo, para uma mudança de  rumo, se necessário. 

Recursos Materiais e humanos 

Definição dos recursos que serão necessários para desenvolver cada atividade e o projeto como um todo; sejam  recursos materiais (infraestrutura, materiais, transportes, etc.) ou humanos.   

 
METODOLOGIA 5W 2H

Pode ser também uma forma de construir o projeto, mas pode ser utilizado para conferência se falta ou não alguma informação importante.

What O quê? O que deve ser feito, o assunto, os objetivos, as atividades

Who Quem? Quem fará cada atividade, cada ação

Where Onde? Onde será realizado o projeto e cada atividade

When Quando? Quando será realizado o projeto e cada ação; cronograma de atividades

Why Por quê? Por que realizar o projeto e cada ação; justificativa

How Como? Como será realizado; como serão realizadas as atividades; metodologia

How much Quanto? Quanto custará? Quais os recursos necessários

lapis_escrevendo

Anúncios

There are 8 comments

  1. LUCINEI GUILHERME NEVES

    É muito importyante a elaboração de um projeto tendo uma direcionado e etapas bem elaboradas e clara. Assim será possível realizar o projeto e alcançar os objetivos escritos.. Parabéns pela oprtunidade em conhecer um pouco mais sobre as etapas de um projeto.. basta colocar a mão na massa e começar a alaborar alguns,mesmo que seja de pequeno porte… Um abraço Lucinei Guilherme Neves FUTURA ASSISNTENE SOCIAL em Nova Monte verde MT

    Curtir

  2. Associação Marúbo de São Sebastião

    O projeto é importante para desenvolvimento de atividades com objetivo de alcançar os anseios em busca de melhoria de vida coletiva. É como os povos indígenas do Vale do Javari no estado do Amazonas tenta implantar projeto de proteção territorial para sua sobrevivência com dignidade. Mas estão ausente de programas e projeto do estado brasileiro, por conta disso, ele protegem na cara e coragem uma área de 8,5 milhões de hectares precisando de muito apoio. Portanto, estamos pedindo apoio dos organismos

    Clovis Marúbo

    Curtir

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s