Fundo Internacional para a Diversidade Cultural está com inscrições abertas


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está com as inscrições abertas para a oitava edição do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (IFCD, na sigla em inglês) até o dia 14 de abril.

palhaco_UNESCO_ebc-e1459361855292.jpg

Artistas, criadores, ONGs podem candidatar-se para receber recursos do Fundo Internacional de Diversidade Cultural. Foto: Agência Brasil.

 

Podem se inscrever produções de obras artísticas e culturais e organização de eventos culturais e artísticos de nível nacional, regional e/ou internacional.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está com as inscrições abertas para a oitava edição do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (IFCD, na sigla em inglês) até o dia 14 de abril.

Podem se inscrever produções de obras artísticas e culturais e organização de eventos culturais e artísticos de nível nacional, regional e/ou internacional que contribuam para o fortalecimento da cultura, da criação artística e de políticas públicas culturais de países em desenvolvimento signatários da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, segundo as Diretrizes de uso dos Recursos do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (em tradução livre). O Brasil é signatário da Convenção.

O alvo são ONGs nacionais e internacionais, além de instituições públicas de países em desenvolvimento. Projetos das edições anteriores desenvolveram estratégias e planos de ação para implementação de políticas públicas de cultura; criaram uma nova indústria cultural e modelos de negócios; promoveram a igualdade de gênero, a cooperação Norte-Sul e Sul-Sul, a participação da juventude e de outros grupos na indústria cultural; e engajaram a sociedade civil nos processos de desenvolvimento de políticas públicas.

As inscrições devem ser realizadas na plataforma online (em inglês) do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural. As candidaturas devem conter descrição do projeto, contribuições esperadas; resultados que podem ser alcançados, principais atividades, planejamento do orçamento e documentos requeridos. A UNESCO disponibiliza um guia para a elaboração dos projetos para o fundo aqui.

Sobre o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural

O objetivo do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural é investir em projetos que provoquem mudanças estruturais nas comunidades nos quais serão implementados, demonstrando o valor e as oportunidades que a cultura traz para os processos de desenvolvimento sustentável. Desde 2010, o Fundo investiu cerca de 6 milhões de dólares no financiamento de 90 projetos em 51 países em desenvolvimento.

O Brasil já teve dois projetos aprovados pelo Fundo Internacional da Diversidade Cultural. Em 2012, o Ponto de Cultura Vídeo nas Aldeias produziu programas infantis realizados por cineastas indígenas com recursos do Fundo. No edital de 2013, foi aprovado o projeto E-books Indígenas, da ONG Thydêwá, que contou com recursos ao longo de 2014. O projeto tinha como objetivo empoderar criadores indígenas de diferentes comunidades do Brasil por meio da promoção da participação dessas pessoas no setor de publicações digitais e da disseminação da Convenção de 2005 nas comunidades.

Projetos de instituições públicas e ONG locais passarão por uma pré-seleção nacional, conduzida por uma Comissão Nacional da UNESCO até 15 de março.

Para mais informações, acesse o site oficial do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (em inglês).
Confira o guia de inscrição de propostas para o Fundo de Diversidade Cultural (em inglês)
Saiba como realizar a inscrição (em inglês).
Passo-a-passo do processo de inscrição e documentos necessários (em inglês).
Conheça os projetos que já receberam financiamento do fundo (em inglês).
Consulte a lista de países elegíveis, signatários da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (em inglês).
Para mais informações, acesse o site oficial do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (em inglês) ou entre em contato pelo e-mail (em inglês): ifcd.convention2005(at)unesco.org.

Via ONu Brasil

Anúncios

There is one comment

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s