Ministério da Cultura deverá indicar candidato ao Prêmio Nobel de Literatura 2017


photo4913611963410524077.jpgO Ministério da Cultura (MinC), por meio do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), foi autorizado pela Academia Sueca a indicar um escritor ou escritora do Brasil para a disputa do Prêmio Nobel de Literatura 2017. O diretor do DLLLB, Cristian Santos, coordenou o colegiado que escolheu o indicado ao prêmio. O nome indicado, que deve permanecer em sigilo por 50 anos, de acordo com as regras da premiação, foi aprovado pelo ministro Roberto Freire e encaminhado à instituição europeia no fim da semana passada.
O Brasil tem direito a três indicações anuais para o Prêmio Nobel de Literatura. Os outros dois nomes são definidos pela Academia Brasileira de Letras (ABL) e pela União Brasileira dos Escritores (UBE). O vencedor será anunciado em outubro deste ano. “Pode ser laureado tanto um ficcionista, como um poeta, jornalista ou intelectual. Foi o que aconteceu ano passado com o Bob Dylan”, explicou Santos.
Anualmente, a Academia Sueca envia cerca de 700 cartas para pessoas físicas e jurídicas em todo o mundo para que elas possam fazer suas sugestões ao Prêmio Nobel de Literatura. O MinC, por meio do Itamaraty, fez um questionamento formal a respeito da possibilidade de passar a realizar também essas indicações “A Academia foi muito receptiva e, desde o ano passado, autorizou o MinC a enviar sua indicação ao Nobel de Literatura”, afirmou o diretor do DLLLB.
Para Santos, a entrada do MinC no processo de indicação é muito importante porque legitima o papel do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. “A partir de agora, o DLLLB se torna protagonista na escolha do indicado ao Nobel. Na semana passada, realizamos uma reunião do colegiado, ligado ao Ministério, que irá cuidar das indicações daqui por diante”, explicou Cristian. Segundo o diretor do DLLLB, o ministro defendeu a absoluta autonomia do colegiado na escolha do nome que foi encaminhado à Academia Sueca.
ASCOM/MINC
Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s