A Fundação Cultural Palmares certifica mais de 20 comunidades quilombolas


A Fundação Cultural Palmares (FCP), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), certificou nessa na última 17sexta-feira (13), em portaria no Diário Oficial da União, 29 comunidades remanescentes de quilombos no Maranhão (MA).

Quilombo-Santo-Amaro-Ascom_FCP_311.jpg

Em  todo o Brasil, são 2.465 certificados emitidos para 2.890 comunidades quilombolas (Foto FCP)

 

Com isso, a FCP contabiliza 500 certidões e 682 comunidades reconhecidas somente no Maranhão. Em todo o Brasil, são 2.465 certificados emitidos para 2.890 comunidades quilombolas.

A emissão de Certidão de Autodefinição de Comunidade Remanescente de Quilombo reconhece que a população e a área que ocupam têm relação com os antigos quilombos. Com isso, a comunidade tem acesso a direitos e amparos legais, estabelecidos pelos artigos nº 215 e nº 216 da Constituição Federal, que preveem a defesa e a valorização do patrimônio cultural brasileiro e a obrigação do poder público em promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro.

O certificado, que é emitido apenas pela FCP, é o primeiro passo a ser dado pelas comunidades remanescentes de quilombo que desejam a regularização de seu território. Pois com ele, a comunidade pode entrar com um processo de titulação de território quilombola no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Via Fundação Cultural Palmares
Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s