MinC e IFES ofertarão 200 vagas para curso em Gestão Pública da Cultura


editais-snc-destaque (1).pngQualificar a gestão cultural para o fortalecimento dos sistemas municipais de cultura. Esse é o principal objetivo do curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura, que será ofertado pelo Ministério da Cultura (MinC),em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e a Secretaria de Cultura do Estado do Espirito Santo (Secult-ES). A parceria foi firmada no início de novembro e destinará mais de R$ 303 mil ao Ifes por meio de repasse descentralizado do MinC.
“Um dos principais desafios à afirmação plena dos direitos culturais no Brasil dos próximos anos está relacionado ao tema da necessária qualificação e profissionalização da gestão cultural. Para isso, os cursos oferecidos têm como objetivo o desenvolvimento teórico-conceitual e de habilidades necessárias para atuarem de acordo com o Sistema Nacional de Cultura”, comenta a coordenadora de assistência técnica aos entes federados e aos programas de gestão cultural, Luisa Galiza.
No Espírito Santo, o projeto atenderá, de forma gratuita, 200 alunos de todos os municípios do estado, prioritariamente os que já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Serão preferencialmente gestores públicos e conselheiros culturais, além de agentes e produtores da área. As vagas serão divididas em duas turmas de 100 alunos cada.  A expectativa é que o edital seja publicado no site do MinC e do Ifes entre dezembro deste ano e janeiro de 2017.
As aulas serão semipresenciais e seguirão grade curricular dividida em três eixos: política pública de cultura; cultura, diversidade e desenvolvimento; e planejamento e gestão da política pública. O conteúdo busca desenvolver o conhecimento, a reflexão crítica e competências específicas de membros integrantes de Conselhos Estaduais e Municipais de Cultura, bem como de secretários e gestores das três esferas do governo. Os encontros presenciais serão distribuídos pelos diferentes campi do Instituto no estado. Para participar, candidatos devem ter ensino médio completo, conhecimento básico de informática e acesso à internet.
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Formação de Gestores e Conselheiros Culturais, desenvolvido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional (Sadi). A iniciativa acontece desde 2009, quando foi realizado um curso piloto em parceria com a Secretaria de Estado da Bahia e SESC São Paulo. Desde então, diversos projetos já foram realizados por todas as regiões do Brasil, contemplando os estados de Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pará, Roraima, Acre, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

SNC

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é o instrumento criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para gestão compartilhada de políticas públicas de cultura entre União, estados, municípios e a sociedade civil.
ASCOM/MINC
Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s