Ipea abre chamadas públicas para pesquisadores em quatro projetos


As seleções concederão bolsas de pesquisas a candidatos com disponibilidade para atuação em Brasília e no Rio de Janeiro

pesquisaO Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) seleciona, por meio de chamada pública, pesquisadores para atuarem em quatro projetos do Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento (PROMOB). No primeiro, “Modelagem da economia brasileira em moldes DSGE”, são oferecidas duas bolsas. A primeira é destinada a candidatos que estejam regulamente matriculados em graduação no curso de economia. É desejável ter conhecimentos de teoria macroeconômica e noções de utilização e manipulação de bases de dados.

Outra vaga é para candidato com titulo de doutor na área de economia ou estatística. Neste caso, é preciso ter conhecimentos de estimação econométrica de séries temporais, com foco em métodos bayesianos. As inscrições vão até 3 de novembro. Em ambas, os candidatos precisam ter disponibilidade para executar as atividades na representação do Ipea no Rio de Janeiro.

No projeto “Estudo sobre História Econômica do Brasil” são duas oportunidades destinadas a candidatos que tenham graduação em Economia ou Relações Internacionais e pós-graduação completa (ou em curso) em Economia ou Relações Internacionais. Entre os requisitos estão a fluência em inglês e o conhecimento em história econômica brasileira, desenvolvimento econômico e macroeconomia. É necessário, ainda, a disponibilidade para a atuação na sede do Ipea, em Brasília. As inscrições vão até o dia 5.

Já para o projeto: “Acompanhamento e análise das finanças públicas em alta frequência”, são duas vagas para doutor na área de economia. É exigido o domínio de métodos e de softwares econométricos (“R” e/ou Stata) e, em técnicas microeconométricas para análise de dados em painel e para imputação de informações. As inscrições se encerram no dia 7.

Por fim, o projeto “Mecanismo de Monitoramento e Avaliações para a Cooperação Sul-Sul e Triangular: Lições do Brasil para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015” oferece uma vaga para doutorando em Ciência Política ou Relações Internacionais. Entre outros requisitos, o candidato deverá ter experiência profissional em pesquisas relacionadas à temática da cooperação internacional para o desenvolvimento do Brasil, em particular no que diz respeito à sua quantificação, registro, monitoramento e avaliação. As inscrições devem ser feitas até o dia 11. A previsão de duração das bolsas em todos os projetos é de 12 meses, podendo ser renovadas.

Chamada Pública nº 94- Projeto: ” Modelagem da economia brasileira em moldes DSGE”

Chamada Pública nº 95 – Projeto: ” Modelagem da economia brasileira em moldes DSGE”

Chamada Pública nº 96 – Projeto “Estudo sobre História Econômica do Brasil”

Chamada Pública nº 97 – Projeto “Mecanismo de Monitoramento e Avaliações para a Cooperação Sul-Sul e Triangular: Lições do Brasil para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015”

Chamada Pública nº 98 – Projeto “Acompanhamento e Análise das finanças Públicas em Alta Frequência”

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s