Janela Internacional de Cinema abre inscrições para oficina de crítica


A nona edição do Janela Internacional de Cinema do Recife está recebendo inscrições gratuitas para a oficina Janela Crítica, atividade voltada a cinéfilos que desejam exercitar um olhar crítico para o cinema pela escrita. Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e com patrocínio da Petrobras, o Janela é organizado pela CinemaScópio Produções Cinematográficas e Artísticas, e vai ocorrer entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro.

janela-de-cinema-victor-juca-607x405.jpg

“A Janela Crítica sempre foi cara ao festival desde a sua primeira edição. Muitas vezes, os textos são lidos pelo público, gerando burburinho durante as sessões e reverberando sempre de uma forma transformadora para quem faz. Aqueles que participaram, de alguma forma, continuaram ou desenvolveram um tipo de carreira dentro do cinema, seja trabalhando em jornal, fazendo filme, escrevendo blog etc”, justifica Luís Fernando Moura, coordenador de programação do festival.

Pelo segundo ano consecutivo, o Janela Crítica será coordenado pelo jornalista, crítico e pesquisador Heitor Augusto. Redator da revista Interlúdio, Heitor coordenou, entre 2013 e 2015, o Crítica Curta, oficina de crítica durante o Festival de Curtas de São Paulo. Também foi um dos selecionados da Berlinale Talent Press 2015, programa do Festival de Berlim para jovens críticos. Tem trabalhos em jornalismo cultural, curadoria, júri e ensino em cursos e workshops.

Serão selecionadas apenas sete pessoas para a oficina. Os participantes irão vivenciar a prática da crítica cinematográfica durante o festival. Em encontros com Heitor Augusto, terão a chance de discutir os principais conceitos e correntes da crítica de cinema, os diversos formatos e abordagens da escrita crítica e diálogos entre a crítica e o cinema contemporâneo.

Os selecionados terão, ainda, entrada gratuita nas sessões para produzir críticas que serão veiculadas no site do evento diariamente. Ao final do festival, os participantes irão integrar o júri especial Janela Crítica, que elege os melhores filmes nas categorias de curtas nacionais, curtas internacionais e longas.

Para participar da seleção, é preciso enviar e-mail com o formulário abaixo preenchido para janelacritica@gmail.com, com uma crítica de até 2500 caracteres sobre um filme da sua escolha (seja curta ou longa, ficção ou documentário) e seus dados pessoais e curriculares como nome, idade, cidade, telefone, universidade (curso e periodização), conhecimento de línguas estrangeiras, endereço de blog ou site, caso tenha um. Os participantes precisam ter a partir de 18 anos, por questões de adequação de conteúdo.

Candidatos de qualquer lugar do Brasil poderão ser considerados, mas o evento não custeia a passagem e estada dos selecionados. As inscrições seguem até 05 de outubro. O resultado da seleção será divulgado até 17 de outubro. Mais informações no site.

VIA: Cultura Digital

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s