BNDES oferece crédito para empresas inseridas na economia criativa


O Programa BNDES Procult financia projetos nos segmentos de audiovisual, editorial, música, jogos eletrônicos e artes visuais e performáticas.

bndes-financiamentoUm dos grandes entraves para micro e pequenos empresários é obter recursos para a expansão de seus negócios. Para facilitar o desenvolvimento das empresas, muitas instituições financeiras disponibilizam recursos para estes empreendedores. O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) é uma destas instituições que oferece linhas de créditos especiais, com destaque para o segmento de Economia Criativa.

O BNDES disponibiliza o serviço por acreditar que a economia criativa é um setor estratégico, que gera emprego e renda, além de proporcionar oportunidades de inclusão social. Por isso, traz ao segmento de economia criativa um conjunto de instrumentos de apoio financeiro, com recursos não reembolsáveis e financiamento.

Economia da Cultura

Um dos destaques é o Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura (BNDES Procult), que financia projetos de investimentos e planos de negócio de empresas atuantes nas cadeias produtivas da economia da cultura, como audiovisual, editorial, música, jogos eletrônicos e artes visuais e performáticas. No segmento audiovisual, alguns projetos podem ainda contar com recursos não reembolsáveis, oriundos de inventivos fiscais previstos na Lei do Audiovisual (Lei nº 8.685, de 20.07.1993).

Com vigência até 30 de junho de 2017, o Programa tem dotação de R$ 2 bilhões e busca apoiar, principalmente, a inovação. As operações inovadoras terão o custo financeiro de apenas TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). O BNDES não cobrará a remuneração básica para projetos inovadores. No caso das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), também haverá isenção da taxa de risco de crédito (spread de risco). Além disso, o Banco poderá financiar até 90% do projeto.

Em caso de projetos não enquadrados como inovadores, haverá custo de TJLP mais remuneração básica do BNDES e taxa de risco de crédito. Dentro desse contexto, as MPMEs também contam com condições especiais de taxas e de participação do Banco no projeto.

Cinema

O BNDES também realiza a Seleção Pública de Projetos Cinematográficos, desde 1995, para apoiar a produção de filmes com recursos passíveis de incentivos fiscais previstos na Lei do Audiovisual. Além disso, oferece financiamento a toda a cadeia produtiva do cinema, desde a produção de obras até a construção e digitalização de salas de exibição. Conheça as formas de apoio ao cinema.

Patrimônio Cultural

Para projetos de revitalização do patrimônio histórico, arquitetônico e arqueológico brasileiro, o BNDES oferece recursos não reembolsáveis. Estão incluídos no escopo, por exemplo, centros históricos, sítios arqueológicos, igrejas, fortes, museus, teatros, bibliotecas, arquivos e centros culturais. Saiba mais sobre o apoio ao Patrimônio Cultural.

Preservação de acervos

O Banco oferece apoio não reembolsável à preservação e a segurança de acervos, contribuindo para a dinamização de museus, arquivos e bibliotecas. Podem ser apoiados projetos que contemplem uma ou mais das seguintes ações: catalogação, gerenciamento ambiental, instalação de sistemas de segurança, higienização e acondicionamento, melhoria de infraestrutura, restauração e visitação. Conheça o apoio à preservação de acervos.

Eventos culturais e publicações

Há ainda a modalidade de apoio financeiro, com recursos não reembolsáveis, destinado a acontecimentos de curta duração que contribuam para a difusão cultural no Brasil, ou a publicações não periódicas que tratem de temas prioritários para o BNDES. Saiba como solicitar o patrocínio.

Leia mais no site do BNDES.

VIA sebrae

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s