Programa de residência artística do Museu Bispo do Rosário está com inscrições abertas


Ministério da Cultura/Fundação Nacional de Artes, Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Saúde apresentam o projeto Casa B, da Associação de Saúde Mental Juliano Moreira, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais

Residencia-Casa-B-Rede-Nacional-Funarte-Artes-Visuais-12a-Ed.-temporada-2016-Convite.pngO Casa B – Programa de Residência Artística do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea abre inscrições para residência artística, nas dependências do hospital psiquiátrico onde viveu Arthur Bispo do Rosário

O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac), no Rio de Janeiro (RJ) abre, pela primeira vez, uma convocatória para o Casa B, sua programação de residências artísticas. A ação é um dos projetos contemplados no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição. Serão selecionados cinco artistas, cada qual oriundo de uma das regiões do país. Eles vão receber prêmios de R$ 6 mil cada um.

O museu fica na área da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá (Zona Oeste do Rio), na antiga instituição psiquiátrica onde o sergipano Arthur Bispo do Rosário viveu, interno, por mais de 50 anos; e manteve seu ateliê, com seu acervo criativo. O período de duração das residências será de 1º a 31 de outubro de 2016. A seguir, eventos, a serem criados durante a atividade – tais como uma oficina – serão abertos à população, com entrada franca.

O Casa B, proposto pelaAssociação de Saúde Mental Juliano Moreira(Apacojum), recebe inscrições do dia 15 de julho ao dia 31 de agosto. Para a inscrever-se, os candidatos – que devem ter idade mínima de 18 anos –, devem enviar uma proposta de residência artística inédita, alinhada à temática “Conexão, imersão, ocupação”, a qual orienta o programa. Uma ficha de inscrição está disponível no site do Museu (www.museubispodorosario.com). O interessado deverá enviá-la juntamente com o projeto, seu currículo e um portfólio (mais informações naconvocatória, publicada no site). A inscrição deverá ser feita através do email: casab2016@museubispodorosario.com.

Os artistas, que residirão, por um mês, num espaço do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, que foi um pavilhão do hospital psiquiátrico, destinado a receber pacientes, terão oportunidade de desenvolver suas pesquisas por meio da imersão no dia a dia da Colônia Juliano Moreira. Isso será feito através de um diálogo com a comunidade e da interação com os programas do Museu. Deverão ainda realizar uma oficina aberta à comunidade e gratuita – como contrapartida social – de no mínimo três dias, com um total de horas; além de escrever um texto sobre a experiência no mBrac. O trabalho será publicado em catálogo, que abordará a experiência dos artistas no local.

As propostas dos artistas serão analisadas por uma Comissão de Seleção composta por dois profissionais das artes de notório saber e um representante do mBrac. Eles avaliarão os projetos a partir dos seguintes critérios:

a) relevância para a promoção de intercâmbio cultural inter-regional, (essência do Programa Rede Nacional Artes Visuais), considerando a obra de Arthur Bispo do Rosário e o território do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e da Colônia Juliano Moreira como contexto e referência;

b) clareza quanto à definição da proposta de residência;

c) relevância para o Programa Casa B (mais informações abaixo);

d) adequação em relação aos eixos propostos pela convocatória;

e) currículo e portfólio do(a) artista.

As inscrições serão homologadas até o dia 2 de setembro de 2016.

Além do incentivo do Ministério da Cultura/Funarte, a ação tem apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Saúde.

Mais sobre o Casa B

O Casa B é um programa de moradia de artistas visitantes, que buscam desenvolver suas pesquisas, por meio do diálogo com a comunidade e com os projetos desenvolvidos pelo Museu Bispo do Rosário. A ação funciona como plataforma de trocas de informações, encontros e debates – relacionadas principalmente “ao contexto histórico; e às noções de gestão autônoma de um espaço de arte” na Colônia Juliano Moreira –.

O principal objetivo da residência artística é incentivar e difundir a produção de artistas visuais de diferentes gerações. A Apacojum destaca que o programa valoriza o “capital criativo” de cada artista, enquanto oferece possibilidades de compartilhamento da produção de conhecimento dos participantes. E, ainda, segundo os organizadores, compõe um conjunto de ricas experiências, que refletem os efeitos do deslocamento dessas pessoas dos lugares onde trabalham.

O resultado da seleção será publicado até o dia 16 de setembro de 2016. Dúvidas podem ser esclarecidas através do email: casab2016@museubispodorosario.com.

Sobre Bispo do Rosário

Depois de internado na Colônia Juliano Moreira, Arthur Bispo do Rosário (Japaratuba – SE, 1909 – Rio de Janeiro – RJ, 1989), começou a fazer obras de arte, feitas de roupas, estandartes, miniaturas de barcos, tacos de golfe, raquetes de tênis e muitos outros objetos. Assim, criou uma poética da conjugação de materiais descartados, na forma de bordados, sobreposições escritas desenhos e outros arranjos. Bispo do Rosário deixou no local seu ateliê, com grande quantidade de peças e, atualmente, sua obra é reconhecida.

Casa Residência Artística
Convocatória 2016 – Conexão, imersão, ocupação

Projeto contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª edição

Cronograma

Homologação das inscrições: até 2 de setembro de 2016

Divulgação dos resultados: até 16 de setembro de 2016

Período de realização das residências: de 1º a 31 de outubro de 2016

Inscrições: de 15 de julho a 31 de agosto de 2016, através do e-mail:casab2016@museubispodorosario.com

Realização:Apacojum, Bispo do Rosário Associação Cultural (BRass)
Incentivo:Funarte/Ministério da Cultura/Governo Federal

Acesse a convocatória e a ficha de inscrição no site do Museu Bispo do Rosário: http://www.museubispodorosario.com

Mais informações
casab2016@museubispodorosario.com
Museu Bispo do Rosário– Tel.: Tel.: (21) 3432 2402,

fonte: Funarte

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s