Mostra de Cinema Infantil celebra 15 anos e abre inscrições a filmes de todo mundo


caminhos para a cidadania.pngAmizade, primeiro dia de aula, religião, medo de fantasmas, solidariedade, diferenças sociais, diversidade de etnias. A infância é a fase em que todo dia é um novo aprendizado e quando as crianças têm novas descobertas e a curiosidade aflorada.   Você tem alguma produção que aborde algum tema infantil? Saiba que essa pode ser a sua oportunidade. Em 2016, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega na 15ª edição e será realizada entre os dias 2 e 10 de julho. Com o objetivo de valorizar as produções brasileiras e internacionais dedicadas ao público infantil, divulgando, incentivando e disponibilizando o acesso às crianças e ao mercado cinematográfico, o evento tem o período de inscrições aberto até o dia 19 de março.  Ela é gratuita e aberta a filmes e vídeos de todos os gêneros e formatos de curta-metragem com a duração de até 15minutos que privilegiem o público infantil.  Para os interessados, os regulamentos e a fichas de inscrição estão disponíveis no site da mostra.  Todo o processo é online, incluindo o envio dos filmes. A relação das obras selecionadas será divulgada no início de abril.

Pela primeira vez, a mostra competitiva vai ter também uma categoria internacional. Para as produções nacionais, em parceria com a TV Brasil, o festival concederá quatro prêmios. Melhor Animação e Melhor Ficção, escolhidos pelo Júri Oficial; Prêmio Júri Popular, concedido pelo voto do público; e o Prêmio Especial, apontado por um júri formado por crianças. Todos receberão o prêmio aquisição da TV Brasil no valor de R$ 5 mil. Os seis melhores filmes estrangeiros recebem troféu da Mostra e serão exibidos em sessões especiais, com dublagem ao vivo.

Além das mostras competitivas, o festival apresenta sessões de filmes de curta e longa-metragem de todo mundo, destacando diretores e também realizando um fórum político. Realizada há 15 anos, a Mostra já fez mais de 500 mil espectadores e foi definitiva para desencadear políticas nacionais para o cinema infantil.

Em 2014, foram selecionados 64 filmes de um total de 113 curtas inscritos. Erros de Rodrigo Soldado, foi eleito o Melhor Filme segundo o júri oficial, composto por Samantha Ribeiro (TV Brasil), Chico Faganello (Filmes que Voam) e Lia Mattos (Espaço Imaginário), profissionais com grande referência em jornalismo, educação e audiovisual infantil no país. Já o público infantil elegeu O Balãozinho Azul, de Fauston da Silva, como Melhor Filme.

É crescente o número de filmes nacionais dedicados ao universo infantil. Com o avanço da tecnologia e as melhorias das condições para a realização de uma produção cinematográfica, várias delas são em animação.  Entre os mais antigos, está Piconzé (1971), terceiro filme de animação e o segundo colorido criado no Brasil. Também há os longas clássicos como Meu Pé de Laranja Lima (1970), O Menino Maluquinho (1994) e sua continuação, além de obras recentes como Brasil Animado (2011) e O menino no espelho (2014).

Para outras informações sobre a Mostra de Cinema Infantil, entre em contato pelo e-mail inscricoes@mostradecinemainfantil.com.br ou pelo telefone (48) 3065-5058.

fonte: Tela Brasil

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s