Aberta seleção para projetos de pesquisa na área de educação em biodiversidade


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O Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA) abre uma chamada de propostas para selecionar e apoiar projetos de pesquisa que contemplem a área de educação em biodiversidade. A área de educação em biodiversidade é uma das prioridades do BIOTA/FAPESP, como evidenciado no Science Plan and Strategies for the next decade.

A chamada de propostas BIOTA-FAPESP: Educação objetiva apoiar projetos de estudos e pesquisas relacionados aos diferentes níveis e modalidades da educação e da comunicação, de forma articulada aos interesses do programa.

Pesquisadores que pretendam solicitar Auxílios à Pesquisa, nas modalidades Projeto Temático e Jovem Pesquisador, já podem incluir em sua solicitação, quando justificável, Bolsas no País – Ensino Público (BP.EP) e Bolsas no País – Jornalismo Científico (BP.JC) como itens do orçamento solicitado. Com essa iniciativa a FAPESP espera intensificar a interação entre seus melhores projetos de pesquisa e a escola pública em São Paulo.

O BIOTA-FAPESP envolve mais de 1.200 profissionais: 900 pesquisadores e estudantes das universidades paulistas, institutos de pesquisa e organizações não governamentais, 150 colaboradores de outros estados brasileiros e 80 do exterior.

Além do avanço do conhecimento fundamental e aplicado sobre a caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade do Estado de São Paulo, o programa contribui significativamente para a formação de recursos humanos altamente qualificados em pesquisa e desenvolvimento nessas áreas.

O foco da presente chamada inclui:

– pesquisa sobre implicações da multiplicidade de sentidos (científicos, de políticas públicas e bioprospecção, por exemplo) do termo biodiversidade no campo da educação para a formação do cidadão;

– pesquisa sobre a relação entre a mudança de paradigma na pesquisa em biodiversidade e as potencialidades para alterações na biologia escolar e nos processos de ensino e aprendizagem;

– pesquisa sobre a função científica e histórica dos processos, métodos e teorias de produção de conhecimento em taxonomia e sistemática e suas ressignificações/apropriações/conexões para educação;

– pesquisa sobre as implicações sociais, éticas e culturais das exposições e demais artefatos de comunicação científica e funcionamento de museus e as mídias que tematizam biodiversidade;

– pesquisa articulada às ações educativas em museus e demais espaços de comunicação científica, na temática da biodiversidade;

– pesquisa que resulte em material didático sobre biodiversidade adequado para os ensinos fundamental e médio.

As propostas podem ser apresentadas nas linhas de fomento Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou Programa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes.

As propostas devem ser submetidas até o dia 31 de março de 2016 por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, neste link.

Mais informações estão disponíveis na chamada de propostas, neste site.

*Texto publicado originalmente no site da Agência Fapesp

Foto: domínio público/pixabay

via Conexão PLaneta

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