ANA e Capes abrem edital com foco em mudanças climáticas


meio ambiente

Está aberto o Edital Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Podem participar pesquisadores de instituições de ensino superior (IES) e instituições de pesquisa brasileiras, públicas e privadas sem fins lucrativos que possuam programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES com áreas de concentração, ou linhas de pesquisa nas áreas de mudanças climáticas e hidrologia.

É necessário que os grupos de pesquisa dos projetos tenham pelo menos três equipes, as quais devem pertencer a diferentes programas de pós-graduação stricto sensu de diferentes instituições de ensino superior, sendo que pelo menos uma das equipes deverá ser vinculada a IES sediada no Centro-Oeste, Nordeste ou Norte. Os trabalhos deverão possuir caráter multi e interdisciplinar, inclusive contemplando, quando possível, o uso interativo de novas tecnologias da informação e comunicação. As propostas também precisam o objetivo final da formação de ao menos três doutores na temática escolhida.

O foco do edital é apoiar a pesquisa científica e tecnológica em mudanças climáticas e de usos da terra e seus impactos sobre os recursos hídricos. A área temática específica contemplada por esta seleção será a de Desenvolvimento de Modelos Global e Regional do Sistema Terrestre e Geração de Cenários de Mudanças Climáticas e de Usos da Terra Voltados ao Fornecimento de Projeções de Alterações de Comportamentos Hidrológicos.

Será investido um total de R$ 5 milhões e até três projetos receberão os recursos, que poderão ser empregados em despesas de custeio e em bolsas de estudos nas seguintes modalidades: mestrado, doutorado, doutorado sanduíche e pós-doutorado no Brasil; doutorado sanduíche, estágio pós-doutoral e estágio sênior no exterior.

As propostas podem ser enviadas até 12 de novembro e os resultado preliminar dos aprovados será dia 26 de novembro. O resultado final será dia 12 de dezembro e a implementação dos projetos aprovados começaram em fevereiro de 2016.

Mais informações: http://goo.gl/f8RAoy

Via Instituto Filantropia

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s