(Saber Museu) Programa de capacitação do Ibram ganha ambiente virtual


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) iniciou, neste segundo semestre, a reformulação do seu programa de formação, capacitação e qualificação: Saber Museu.

8.10.2015-saber-museu-interna-300x300O programa está em fase de construção e tem como proposta integrar os diferentes esforços de formação já empreendidos pelo Instituto. Para tanto, foi desenvolvido um ambiente virtual de aprendizagem – Moodle, com o propósito de expandir o acesso aos conteúdos instrucionais que serão produzidos e disponibilizados online, para além da oferta direta e pontual de oficinas presenciais, que deverão ser retomadas e redesenhadas nesse novo projeto.

Nesta primeira etapa, está sendo realizado um projeto piloto com servidores do Instituto e Pontos de Memória. Serão testados os recursos da plataforma virtual a partir de dois cursos iniciais – Museu, Memória e Cidadania na Diversidade Cultural e Inventário Participativo de Referências Patrimoniais.

O objetivo é que essas primeiras turmas avaliem, proponham e validem o conteúdo dos cursos, para que, em uma segunda etapa, estes cursos sejam ofertados amplamente para o setor museal.

Os servidores e Pontos de Memória interessados em participarem do piloto têm até o dia 9 de outubro para se inscrever, através do e-mail comuse@museus.gov.br. Os cursos se iniciam no dia 19 de outubro de 2015. A previsão é que os cursos comecem a ser ofertados para a comunidade museal no próximo ano.

Instituto Brasileiro de Museus | Ministério da Cultura

Anúncios

There is one comment

  1. Associação Maúbo de Sao Sebastião - AMAS

    NOTA DOS POVOS INDÍGENAS DA TERRA INDÍGENA DO VALE DO JAVARI

    Os povos indígenas Indígenas Mayuruna, Matís, Kulina, Marúbo e Kanamary do Vale do Javari, representados pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari – UNIVAJA, e suas associações de bases: Associação Marúbo de São Sebastião – AMAS, Organização Geral dos Mayuruna – OGM, Associação de Desenvolvimento Comunitário do Alto Rio Curuçá – ASDEC, Associação Indígena Matís – AIMA, Associação Kanamary do Vale do Javari – AKAVAJA se reuniram na Câmara Municipal de Atalaia do Norte, na oportunidade da Oficina do Plano Distrital de Saúde Indígena – PDSI 2016-2019 com os Conselheiros Locais de Saúde Indígena nos dias 13 a 15/10/2015, se manifestaram a sua indignação com a falta de compromisso do Estado Brasileiro com a saúde dos Povos Indígenas.

    Segundo os indígenas, o cenário atual do país, com corte orçamentário de 20% do recursos da saúde indígena, virá prejudicar a atenção da saúde indígena. e dizem que estão insatisfeitos com as mudanças. Que para os mesmos a atenção de saúde irá piorar cada vez mais sem que houvesse respeito com as suas vidas. E dizem que a política de saúde indígena do governo está sendo uma mera propaganda e apadrinhamento político partidário sem que houvesse uma atenção de qualidade aos seus povos.

    Com a criação da SESAI eles tínhamos expectativas de que a saúde iria melhorar, que a atenção em saúde se qualificaria. Dizem ainda que algumas atividades tem melhorado, e esperam que essa mudança não atrapalhe o andamento das atividades que estão sendo realizadas, como a construção de UBSI e atuação da EMSI composta com médicos nas permanências, dentre outras atividades que estão sendo iniciadas pela primeira vez na sua realidade, o que para ele ainda tem muito a melhorar.

    E comunicam que qualquer mudança na Coordenação do DSEI Vale do Javari deverá ser levado em consideração a opinião dos principais interessados que são os povos indígenas do Vale do Javari. E dizem “Não podemos aceitar que essa indicação seja imposta sem consulta com a população indígena”.

    Curtir

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s