Prêmio da ONU reconhece empresas que promovem a igualdade de gênero


O reconhecimento tem o objetivo de ajudar as empresas a criarem ou adaptarem as políticas e práticas existentes para concretizar o empoderamento das mulheres. As inscrições vão até 31 de outubro.

premio-weps-igualdade-generoEstão abertas até 31 de outubro as inscrições para o Prêmio WEPs Brasil 2016 – Empresas Empoderando Mulheres, que visa incentivar, valorizar e reconhecer os esforços de empresas que promovem a cultura da equidade de gênero.

Podem se inscrever empresas públicas e privadas, subsidiárias de multinacionais e/ou suas filiais no Brasil. A inscrições são gratuitas e realizadas pelo site http://www.premiowepsbrasil.org. Serão contempladas três categorias: micro e pequena empresa, média empresa e grande empresa, nas modalidades ouro, prata, bronze e menção honrosa. A divulgação do resultado está prevista para março de 2016.

A premiação é uma realização da Itaipu Binacional, das Nações Unidas por meio da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU, da Rede Brasileira do Pacto Global e portal Tempo de Mulher, da empresária e jornalista Ana Paula Padrão. A iniciativa também busca contribuir para a disseminação dos WEPs no Brasil, incentivando sua adoção como ferramenta de gestão para iniciativas promotoras da equidade de gênero nas empresas, comunidades e nas relações com suas partes interessadas.

As organizações inscritas terão de responder a um questionário on-line de avaliação, considerando os princípios de Women’s Empowerment Principles (WEP) ou Principios de Empoderamento das Mulheres. As respostas serão analisadas pela Comissão Técnica e integrantes da comissão farão uma visita às empresas para avaliação das respostas enviadas. O processo de premiação será submetido à auditoria externa independente, contratada para validar a documentação apresentada pelas empresas e os relatórios elaborados pela comissão, em conformidade com os critérios estabelecidos pelo regulamento.

WEPs
Sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles, que significa Princípios de Empoderamento das Mulheres. Lançados em 2010, numa parceria entre a ONU Mulheres e o Pacto Global, eles têm o objetivo de ajudar as empresas a criarem ou adaptarem as políticas e práticas existentes para concretizar o empoderamento das mulheres. Os sete princípios se baseiam no exemplo de empresas líderes de diferentes setores no mundo e propõem uma abordagem prática para o avanço das mulheres.

Conheça os sete princípios para o Empoderamento das Mulheres, lançados pela ONU Mulheres e o Pacto Global em 2010

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;

2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;

3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;

4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;

5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;

6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;

7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

(com informações da ONU e do Pacto Global)

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s