Eleições para o CNPC já têm mais de 18 mil inscritos


cnpcMais de 18 mil pessoas já estão inscritas para o processo eleitoral que irá renovar o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), órgão do Ministério da Cultura (MinC) – com participação da sociedade civil – responsável por propor a formulação de políticas públicas de cultura. O número de participantes apresentou forte crescimento com o início dos encontros estaduais de mobilização para o pleito, nos quais interessados podem votar, candidatar-se e tirar dúvidas sobre o processo.
Vitória (ES), Teresina (PI), Brasília (DF), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA) já receberam o encontro regional, que será realizado em todas as unidades da Federação. Nesta semana, os encontros serão realizados em Cuiabá (MT), nesta segunda-feira (14); em Goiânia (GO), Belém (PA) e Palmas (TO), na quarta-feira (16); em Belo Horizonte (MG) e Macapá (AP), na quinta-feira (17); no Rio de Janeiro (RJ) e em Maceió (AL), na sexta-feira (18); e em Campo Grande (MS) e Florianópolis (SC), no sábado (19).
O secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Wu, destacou, nos encontros em que esteve presente, a importância do CNPC. “Precisamos lutar e ter condições, a partir do diálogo entre Estado e sociedade, de firmar a cultura como fundamental na sociedade. Deve haver, também, um diálogo permanente entre Estado e sociedade. Nós precisamos criar condições para que haja novas discussões no CNPC”, afirmou.
Encontros regionais
No encontro realizado em Recife, o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, ressaltou a necessidade de se valorizar a cultura local. “Recife é extremamente rico em cultura. As pessoas têm opinião e querem lutar por uma cultura melhor. O espaço (CNPC) é bom para o diálogo entre o poder público e os fazedores de cultura”, disse.
Já em Salvador, o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secretaria de Cultura do estado, Sandro Magalhães, afirmou que a Bahia tem uma força cultural importante. “A cultura baiana exerceu influência decisiva em outras regiões do País, mas ainda há muito o que fazer. Não é porque tá certo aqui no processo eleitoral que nós vamos parar”, disse.
Para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral, a coordenação do CNPC do Ministério da Cultura oferece uma série de canais. A plataforma digital dispõe de Fale Conosco; a Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do MinC também atende demandas pelas redes sociais (FacebookeTwitter) e por meio do aplicativo de celular WhatsApp, número (61) 9241-0630, e para atendimento por telefone por (61) 2024-2186.
Confira o calendário dos próximos encontros estaduais – CNPC 
16 de setembro – Goiânia (GO) / Belém (PA) / Palmas (TO)
17 de setembro – Belo Horizonte (MG) / Macapá (AP)
18 de setembro – Rio de Janeiro (RJ) / Maceió (AL)
19 de setembro – Campo Grande (MS) / Florianópolis (SC)
Assessoria de Comunicação/MINC
Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s