ABPITV lança o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB)


Anúncio foi feito durante o MediamorfosisBR, evento que contou com a presença do diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel

Cinema_ShutterstockA Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) criou o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB). O lançamento oficial foi feito pelo presidente da Associação, Marco Altberg, na última quinta-feira, 13 de agosto, durante o MediamorfosisBR, em São Paulo. O evento, baseado em uma iniciativa argentina de sucesso, foi o primeiro idealizado pelo ICAB. A nova entidade surge com o objetivo de promover programas de capacitação, pesquisas de mercado e acordos de cooperação com outros institutos internacionais. O diretor-presidente da ANCINE esteve presente no segundo dia do MediamorfosisBR.

Durante o lançamento, Altberg destacou a importância do recém-criado instituto no momento da produção independente brasileira. “É um mercado crescente e atravessa com fôlego um momento de crise econômica. Tem o mercado de TV por assinatura crescendo e a área para conteúdo digital, que tem muito pela frente”, disse ele. Para o diretor executivo da ABPITV, Mauro Garcia, “o instituto surge para assumir gradativamente as atividades de capacitação, de fóruns de discussão e reflexão sobre produção e distribuição e consumo de conteúdo audiovisual nas mais diferentes telas. Já no lançamento do site do Instituto iniciamos uma biblioteca de artigos, teses, publicações e pesquisas sobre audiovisual e economia criativa no Brasil e junto a parceiros internacionais”.

Uma das primeiras iniciativas do ICAB é uma pesquisa sobre a história da produção independente de TV no Brasil, coordenada pelo jornalista e diretor Gabriel Priolli. A ideia é produzir um relatório sobre o histórico do setor com o apoio das jornalistas e pesquisadoras Angélica Moura e Marcia Maresti, que estão vasculhando bibliotecas, bancos de imagem, arquivos de jornais e acervos particulares, em busca de informações sobre todas as formas de produção de imagem eletrônica desenvolvidas no Brasil, fora das emissoras de TV. A previsão de lançamento é para 2016.

Diretor-presidente Manoel Rangel prestigiou segundo dia do MediamorfosisBR

O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, esteve no MediamorfosisBR na sexta-feira, 14. O encontro debateu o impacto das novas tecnologias no modo de produzir e consumir conteúdo e as transformações da mídia. Em sua fala, que abriu a programação de painéis do dia, Rangel destacou que “eventos como esse são extremamente valiosos, pois nos permitem uma profundidade que muitas vezes não é possível alcançar em assuntos específicos em eventos de maior porte”.

Entre os palestrantes nos dois dias do evento estiveram o artista multimídia Oscar Raby, que utiliza realidade virtual em suas obras; a especialista em tendências e fundadora da consultoria TheOverworld, Paula Zuccotti, e David Varela, produtor de projetos interativos que reúnem jogos, teatros e vídeos. Participam também como painelistas Liz Rosenthal, pioneira da narrativa transmídia e CEO do Power to the Pixel; Mark Atkin, diretor da Crossover Labs do Sheffield Doc/Fest; Damian Kirzner, produtor de TV, criador e diretor do Mediamorfosis. Adam Sigel, escritor, produtor e estrategista de conteúdo, o filósofo Darío Sztajnzrajber, comentarista em vários programas de rádio e jornais argentinos; e Alfonso Amat, cujos aplicativos somam mais de dois milhões de acessos e mais de 200 milhões de minutos de uso.

O encontro brasileiro, idealizado pelo ICAB, teve o apoio institucional da Spcine, com parceria do British Council, Era Transmídia, Samsung e I am at.

via Ancine

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s