Conferência dos Bispos divulga edital para o Fundo Nacional de Solidariedade


2015_08_fundo_solidariedade_cnbbEstá aberto as inscrições no edital para acesso ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) 2015, resultado da Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os Fundos de Solidariedade têm o objetivo de promoverem a fraternidade entre as diversas regiões do Brasil e fomentarem a erradicação de vulnerabilidade e risco social, ao atenderem a projetos com dificuldade de obterem outros tipos de financiamento.

Composto por 40% de toda arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as dioceses, paróquias e comunidades do Brasil, durante o Domingo de Ramos, o FNS busca assumir o compromisso social como importante instrumento para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria. Os outros 60% da coleta permanecem nas dioceses de origem e compõem o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS).

A animação e gestão dos recursos do FNS, que esteve a cargo da Cáritas Brasileira, entre 1999 e 2014, agora foi assumida pela CNBB, promotora da Campanha da Fraternidade e da Coleta da Solidariedade. Os processos de recebimento, análise, deferimento e acompanhamento de todos os projetos são de responsabilidade do Departamento Social da CNBB, conjuntamente com o Conselho Gestor do FNS-CNBB.

O cadastro do projeto é realizado por meio do sistema acessado em fns.cnbb.org.br.

FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE - CNBB

Visando tornar a coleta do Domingo de Ramos ou Coleta da Solidariedade, eficaz instrumento de solidariedade, em 1998, na 36° Assembleia Geral, a CNBB criou o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) (40% da coleta).

O FNS, fruto do gesto concreto dos cristãos, assume o compromisso social, que tem por objetivo, através do apoio direto a projetos, promover a erradicação de vulnerabilidade e risco social em diversas regiões do Brasil.

PROJETOS 

Os processos de recebimento, análise, deferimento e acompanhamento de todos os projetos, são de responsabilidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade – CNBB e Departamento Social.

Para envio de projetos a Instituição deve estar em conformidade com o Edital do Fundo Nacional de Solidariedade 2015. Disponível em: http://campanhas.cnbb.org.br/

O FNS apoia projetos, observados um dos três eixos:

Eixo I: Formação e Capacitação

Eixo II: Mobilização para conquistas e efetivação de direitos

Eixo III: Superação de vulnerabilidade econômica e geração de renda

Para enviar projeto, acesse fns.cnbb.org.br/fundo/informativo/index.

Após o envio, os projetos serão analisados pelo Conselho Gestor do FNS- CNBB. A Instituição pode acompanhar os status do trâmite do projeto no sistema.

via Adital

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s