Dia 04 de julho dia “C” Dia do Cooperar


Inicialmente denominada como “Dia da Cooperação” e, posteriormente, chamada de “Dia do Cooperativismo”, atualmente a data é conhecida como “Dia Internacional do Cooperativismo”.

cooperativismo
Embora a data oficial tenha sido criada em 1994, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) celebrou pela primeira vez o Dia Internacional em 1923, instituindo a data com o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao cooperativismo. Este ano, a data é comemorada no dia 2 de Julho.

No Brasil, por volta de 1610, começou a construção de um estado cooperativo, através das mãos dos jesuítas. Por mais de 150 anos, esse modelo deu exemplo de sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo, onde o bem-estar do indivíduo e da família se sobrepunha ao interesse econômico da produção. Entretanto, foi apenas em 1847 que o movimento cooperativista surgiu  no Brasil, nos sertões do Paraná, seguindo modelos europeus. As cooperativas de crédito, esfaceladas desde meados dos anos 60 e durante a década de 70, buscaram novamente seu espaço. Em 1902, no Rio Grande do Sul, um padre jesuíta implantou um modelo de cooperativismo baseado em experiências alemãs junto a pequenas comunidades rurais e vilas. No final dos anos 20, um segundo modelo de cooperativa de crédito chegava ao Brasil.

No final da década de 50, um terceiro – e último – modelo de cooperativa chegou ao país, através de Maria Thereza Rosália Teixeira Mendes, a Terezita, como era conhecida. Ela foi a responsável pela organização e a constituição de dezenas de cooperativas de crédito mútuo em todo Brasil. Atualmente, existem cerca de 5.700 cooperativas e 6 milhões de cooperados. A partir dessas cooperativas surgiram mais de 168 mil empregos diretos, distribuídos entre agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação. O modelo do cooperativismo de crédito soma mais de 1.000 cooperativas e mais de 1 milhão de associados.

Em sua 89ª edição, a comemoração deste ano do Dia Internacional do Cooperativismo tem como tema: “Juventude: o futuro do cooperativismo”. A temática das comemorações é definida pela ACI e vem fundamentado por um conceito determinado anualmente. De acordo com o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, este é o momento ideal de sensibilizar os “jovens sobre o caráter empreendedor e o papel de inclusão social do cooperativismo”, ao mesmo tempo em que proporcionam a toda sociedade o conhecimento dos benefícios, valores e princípios do movimento. Sendo este o Ano Internacional da Juventude, a proposta é que a mobilização promova diálogo e entendimento entre as gerações, trazendo ideais como paz, liberdade e solidariedade, sempre com foco nos direitos humanos. Segundo a ACI, a criação de uma data especial aumentou a conscientização sobre o cooperativismo e ajuda a promover o movimento. Também é uma comemoração apropriada para promover uma maior aproximação com a sociedade, o governo e instituições afins. (Via portoweb)

#vemcooperar

Ser cooperativista é muito mais do que fazer parte de uma cooperativa. É quase um estado de espírito, capaz de nos fazer enxergar o mundo de forma bastante particular. É buscar o justo, sem abrir mão da ambição. É querer crescer, sim, e muito! Sem passar por cima de valores como a ética, a confiança e a honestidade. É encontrar um caminho para ter uma boa renda, sem abrir mão da felicidade.

Mergulhado nesse espírito de união pela felicidade comum, nada mais natural que surgirem expressões de ajuda mútua e voluntariado. Afinal, ser cooperativista é estar disposto a compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento e tempo. É estar disponível para dividir nosso melhor com as pessoas. E o Dia C – Dia de Cooperar – é exatamente isso: uma experiência que traz os valores do cooperativismo e promove a construção de novos conceitos e referenciais em nossas vidas.

As cooperativas têm realmente o poder de mudar para melhor a vida das pessoas. O lema é: a minha felicidade só estará completa se o outro também estiver feliz. Essa é uma prática diária de quem já é cooperativista, faz parte do seu dia a dia. O Dia C – Dia de Cooperar – surgiu para amplificar essa corrente de solidariedade, que começou em Minas e hoje já está em todo o Brasil.

Um pouco de história…

Nascido em 2009, em solo mineiro, o Dia C ganhou o Brasil com a nobre missão de promover e estimular ações de voluntariado, ofertadas à comunidade por todos nós, que sentimos orgulho de ser cooperativistas.

Entre 2013 e 2014, 25 estados brasileiros e também o Distrito Federal aderiram à campanha. Juntamente com as unidades estaduais, o Sistema OCB mobilizou mais de 200 mil voluntários de1.440 cooperativas. A campanha beneficiou cerca de 1,4 milhão de brasileiros, que — além de conhecerem melhor o cooperativismo — tiveram acesso a uma série de serviços gratuitos de promoção da cidadania. Em 2015, seremos um país inteiro envolvido nessa grande corrente do bem.

#VemCooperar
Gostou? Quer saber mais sobre esse trabalho? O dia 4 de julho vem aí!
Veja todos os detalhes sobre como participar, que ações realizar, e como envolver sua comunidade acessando aqui a Cartilha do Dia C.

“O voluntariado é uma via de mão dupla cheia de surpresas, por mais que pensemos em doar, acabamos por receber mais que doamos. O amor se multiplica.” (Autor desconhecido.)

via Cooperar

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s