Cultura lança edital para traduzir clássicos brasileiros para o inglês


leitura

Clássicos da literatura brasileira, como obras de Machado de Assis, Clarice Lispector ou de autores contemporâneos como Alberto Mussa, Adriano Lisboa e Michel Lauls estão sendo traduzidas para o inglês com recursos e suporte do Ministério da Cultura. Recursos fazem parte do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, implementado pela Fundação Biblioteca Nacional, que lançou no dia 16 o edital para a edição de 2015.

O Programa concedeu 770 bolsas de apoio à tradução e publicação de brasileiros no Exterior de 1991 a 2014; destas, 543 entre os anos de 2011 e 2014 (70% do total). Hoje, apenas pelo programa da Fundação da Biblioteca Nacional, 290 autores brasileiros estão publicados em 47 países, num total de investimentos do Ministério da Cultura de cerca de R$ 4,5 milhões, considerando o investimento a partir de 2011.

Busca por obras brasileiras na Europa

Além da consolidação como política pública, a década passada registrou também uma mudança no destino da tradução das obras brasileiras que, antes eram mais solicitadas por leitores franceses, italianos e argentinos e, a partir de 2010, após a participação do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, passou a ter nos alemães a maior demanda por nossos clássicos.

Tradutores, agentes literários, editores brasileiros e estrangeiros, e os próprios autores, somam esforços à atuação do Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, da Biblioteca Nacional, no sentido de ampliar anualmente o Programa de Apoio à Tradução, para internacionalizar a literatura brasileira no Exterior.

Fonte:

Ministério da Cultura

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s