MinC intensifica parceria para incentivar inovação cidadã


Entre as propostas discutidas com a Segib está a criação de um laboratório ibero-americano de inovação cidadã (Foto: Lia de Paula)

Entre as propostas discutidas com a Segib está a criação de um laboratório ibero-americano de inovação cidadã (Foto: Lia de Paula)

O Ministério da Cultura (MinC) fechou, nesta quarta-feira (10), parcerias com a Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) para realizar um conjunto de atividades de inovação cidadã. Entre as propostas discutidas em reunião realizada nesta manhã, no Rio de Janeiro, estão a criação de um laboratório ibero-americano de inovação cidadã e o mapeamento de atividades inovadoras nos países da Ibero-América.

O conceito de laboratório cidadão é de um espaço aberto, onde pessoas com diferentes conhecimentos e habilidades se reúnem para resolver problemas e desenvolver projetos em conjunto. Esses locais exploram formas de experimentação e aprendizagem colaborativas, que envolvem temas como economia da cultura e educação, em um formato que visa diminuir as distâncias entre pessoas e instituições.
“O interesse em inovação cidadã é enorme. A sociedade precisa enfrentar seus problemas e criar soluções a partir de impasses e de questões ainda não resolvidas. A inovação cidadã não se refere só ao uso intensivo de tecnologias, mas à tecnologia social”, afirmou o ministro da Cultura, Juca Ferreira, após se reunir com o coordenador do Projeto Cidadania 2.0 e Inovação Cidadã da Segib, Pablo Pascale, e técnicos e assessores das duas instituições. “O Brasil é pródigo em inovações sociais. Os Pontos de Cultura, por exemplo, foram inventados pela sociedade para suprir a ausência do Estado e a necessidade de acesso à cultura”.
A previsão é iniciar, em meados do segundo semestre, a instalação de um primeiro laboratório no Brasil, que deverá ser no Rio de Janeiro. Será aberta convocatória para selecionar 10 projetos brasileiros, ou seja, 10 questões a serem resolvidas. Os selecionados trabalharão com 90 colaboradores, escolhidos em uma segunda convocatória, que vão ajudar a desenvolver as soluções e elaborar projetos. Inicialmente, o grupo atuará no período de 15 dias na elaboração de projetos com ênfase nas áreas da cultura, dados abertos, participação social e inclusão digital.
LabGov e mapeamento de inovações
Outra proposta discutida na reunião é a criação, no MinC, de um LabGov, que tem como fundamento impulsionar o governo a unir seus funcionários, especialistas e cidadãos na articulação de iniciativas inovadoras que transformem o setor público de maneira a tornar serviços e processos mais eficientes. Tal processo tem como implicação a transformação do conceito de instituição para extituição, o que significa abrir essas organizações à participação cidadã. “São instituições que integram o exterior, a cidadania, para gerar soluções para o setor público”, explicou Pascale.
O mapeamento de inovação cidadã teve um projeto-piloto na cidade do México, com a identificação de 180 ações, chegando às atuais 400 com ao acréscimo de iniciativas de outros lugares do México. No Brasil, assim como nos demais 20 países que compõem o grupo ibero-americano, o mapeamento deve ser iniciado nas capitais e em cidades maiores. São Paulo e Rio de Janeiro serão os primeiros locais a serem beneficiados.
“Antigamente, as inovações estavam ligadas a empresas ou à ciência, à academia. De uns anos para cá, ela se democratizou. São os próprios cidadãos que estão inovando além das estruturas”, salienta Pascale.
Sobre a Segib
Com sede em Madri, na Espanha, a Segib foi criada em 2003 como organização internacional de apoio técnico e institucional à Conferência Ibero-americana e à Cúpula de Chefes de Estados e de Governo. Ela é formada por 22 países, sendo 19 da América Latina, mais Portugal, Espanha e Andorra.
via Ascom/minc
Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s