ACNUR lança campanha do Dia Mundial do Refugiado 2015


93ea607429

Os refugiados são pessoas comuns vivendo situações extraordinárias. Conheça essas pessoas notáveis e apresente-as a seus amigos.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lançou na última  terça(02) sua campanha anual pelo Dia Mundial do Refugiado com a divulgação de filmes em que celebridades mostram o lado humano do drama do refúgio. A campanha deste ano pretende aproximar o público do tema, mostrando os refugiados como pessoas comuns vivendo sob circunstâncias extraordinárias.

Os filmes da campanha têm a participação do Embaixador da Boa Vontade do ACNUR e autor de best-sellers, Khaled Hosseini, da fotógrafa e supermodelo Helena Christensen, do cantor e compositor Maher Zain e do ator Jung Woo-Sun.

Os vídeos, gravados durante as recentes viagens feitas por estas celebridades em campos de refugiados e outros lugares onde vivem refugiados, apresentam um refugiado e sua história. Os filmes e outras histórias de refugiados estarão disponíveis no site da campanha www.diadorefugiado.org (e também na versão em inglês www.refugeeday.org)

A supermodelo Helena Christensen visitou a Colômbia e conheceu diversas mulheres. Elas demonstraram sua incrível força e valor em uma das zonas de conflito mais longas do mundo.

Sobre sua experiência na Colômbia, Helena Christensen disse que “conhecer estas famílias incríveis me fez perceber que, mesmo que elas tenham deixado tudo para trás quando foram forçadas a deixar suas casas, elas ainda compartilham conosco as mesmas esperanças e sonhos”. Para a fotograma e super-modelo, estas famílias “não perderam sua identidade, habilidades ou paixões. Apenas levarão um tempo para retomar sua vida normal​”.

Mais de 5,7 milhões de pessoas vivem deslocadas internamente na Colômbia, um país devastado por longas décadas de um conflito violento, que envolve grupos armados à margem da lei, cartéis de drogas e enormes violações de direitos humanos. Com uma grande população de deslocados internos, a Colômbia tem um taxa particularmente alta de violência sexual entre os deslocados e, portanto, uma das prioridades do ACNUR em campo é combater a violência sexual e de gênero.

Além destes novos filmes feitos em campo, o autor Neil Gaiman, o ator David Morrissey e a atriz Emma Thompson compartilharão histórias pessoais de refugiados que conheceram ou fazem parte de suas famílias.

No Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), outros apoiadores do ACNUR, incluindo o ator, modelo e refugiado, Ger Duany, e as atrizes Kristin Davis e Kat Graham, se encontrarão com famílias refugiadas e deslocadas.

O apoio destas celebridades é parte de uma campanha de sensibilização do público em todo o mundo para o Dia Mundial do Refugiado 2015. Os escritórios do ACNUR em cerca de 120 países estão organizando diversos eventos, incluindo a premiere do filme Salam Neighbor, em Washington D.C.

O ACNUR marcará o Dia Mundial do Refugiado de 2015 em um cenário de múltiplos conflitos, um número crescente de pessoas deslocadas à força e uma crescente onda de intolerância e xenofobia em muitas partes do mundo.

No marco do lançamento da campanha do ACNUR, o Alto Comissário para Refugiados, António Guterres, disse que “em todo o mundo estamos testemunhando famílias fugindo da violência. Os números são massivos – mas não podemos nos esquecer que tratam-se de mães, pais, filhas e filhos. Pessoas que levavam vidas normais antes de a guerra tê-las forçado a fugir. Neste Dia Mundial do Refugiado, devemos lembrar do que conecta todos nós – nossa humanidade.”

Sobre o Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho de 2015

No Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, o ACNUR celebra a força e a resiliência de mais de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo forçadas a fugir de suas casas por causa da Guerra ou abuso de direitos humanos.

Pessoas comuns vivendo circunstâncias extraordinárias
Em 2015 nossa campanha do Dia Mundial do Refugiado pretende aproximar o público do lado mais humanos das histórias de refugiados, compartilhando histórias de esperança e resiliência de pessoas deslocadas. Estas histórias destacarão o que há de comum entre nosso publico e os refugiados, retornados, deslocados internos e refugiados reassentados.

Os microsites da campanha www.refugeeday.org (em inglês) e www.diadorefugiado.org  (em português) apresentam histórias de refugiados que descrevem em suas próprias palavras suas paixões e interesses; culinária, música, poesia ou esportes. Com seus depoimentos pretendemos mostrar que eles são pessoas comuns vivendo em circunstâncias extraordinárias. Pedimos que nosso púbico compartilhe estas histórias com sua família e amigos.

Por: ACNUR

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s