Iphan e Centro Lucio Costa lançam 2ª Chamada Pública de Artigos


IPHANO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio do Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio – Centro Lucio Costa (CLC) -, Centro de Categoria II sob os auspícios da UNESCO, sediado no Rio de Janeiro, lança a sua 2ª Chamada Pública de Artigos.

Serão selecionadas propostas de artigos relacionados às estratégias de valoração de bens culturais nos países de línguas portuguesa e espanhola da América do Sul e de língua portuguesa da África e Ásia, com o objetivo de refletir sobre as apropriações dos valores universais do Patrimônio. As propostas podem ter como recorte tanto a Região como um ou mais países que a compõem, priorizando-se como área temática a Subrepresentatividade dos bens culturais como Patrimônio da Humanidade.

O CLC selecionará até 10 (dez) propostas de artigo, no valor individual total de R$ 5.000,00, buscando contemplar o conjunto dos países da Região e a adequação das propostas aos objetivos e temáticas da Chamada.

Poderão apresentar propostas pessoas físicas que comprovem ter residência ou nacionalidade em um dos países língua oficial portuguesa e espanhola da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e Ásia (Timor Leste, e que tenham graduação e pós graduação (especialização e/ou mestrado e/ou doutorado).

A Comissão Científica responsável pela análise e seleção dos das propostas de artigo será composta por representantes do Centro Lucio Costa, do Mestrado Profissional do Iphan e da UNESCO e por profissionais com notório conhecimento na área.

As inscrições poderão ser feitas, via internet, até o dia 15 de julho de 2015. Clique aqui para acessar o hotsite.

Centro Lucio Costa
O Centro Lucio Costa foi criado a partir de projeto de cooperação entre Iphan, UNESCO e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), assinado em agosto de 2011, que visa ampliar a capacidade de gestão das instituições envolvidas na preservação dos bens de países da América do Sul, de língua portuguesa e espanhola da África e Ásia. Com base em uma perspectiva integrada das Convenções da UNESCO de 1972, 2003 e 2005, o Centro atua na formação prioritária de gestores do patrimônio, com perfil generalista e capacidade de interlocução no processo de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas ao Patrimônio.

Entre os objetivos do Centro estão a pesquisa, a capacitação e a difusão de conhecimentos em gestão do Patrimônio com vistas à ampliação das possibilidades de atuação de profissionais e instituições que lidam com a preservação de bens culturais e naturais.

As atividades do Centro são orientadas por um Programa de Formação que tem como princípios o intercâmbio de informações, a cooperação entre profissionais e pesquisadores da área e a troca de experiências na preservação do patrimônio, sobretudo no âmbito da gestão. O Programa foi estruturado para que o CLC seja um centro de referência, com base no desenvolvimento de ações em torno da produção de conhecimento e da formação de uma rede colaborativa entre profissionais, pesquisadores e instituições voltadas para a preservação do patrimônio cultural nos países da Região, e com os parceiros da UNESCO.

Acesse aqui para a versão em espanhol.

Confira aqui o edital em português e aqui em espanhol

via ASCOM/IPHAN

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s