Museu do Índio e UNESCO lançam publicações sobre língua e cultura índigena nesta sexta-feira (15)


Representantes de etnias receberão nesta sexta-feira (15) dossiês contendo produtos dos projetos de documentação de suas culturas e línguas. O lançamento acontecerá às 11h na Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em Brasília.

índioO Museu do Índio no Rio de Janeiro e Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Comunicação (UNESCO) no Brasil apresentarão as 12 publicações que marcam o trabalho dos projetos de documentação de línguas indígenas nesta sexta-feira (15) às 11h em Brasília. Os documentos reúnem narrativas tradicionais e autobiográficas, livros de letramento, glossário enciclopédico, documentação etnográfica e registros de música vocal e instrumental. Todo o material foi produzido por pesquisadores indígenas em oficinas de documentação linguística, de editoração, de desenhos, de técnicas de informática, entre outras.

Os dossiês linguísticos contêm, além das publicações, todo material de áudio e vídeo produzido durante as viagens a campo pelas equipes de pesquisadores de línguas indígenas com aprovação das comunidades envolvidas. Foram confeccionados dez dossiês para cada Projeto. Os dossiês podem ser distribuídos entres as aldeias e as escolas indígenas, de modo a servir de instrumento de pesquisa e ensino-aprendizagem por parte das comunidades.

Desde 2008, quando o Programa foi lançado em parceria com a UNESCO no Brasil, mais de 30 mil indígenas foram beneficiados pelos 42 projetos de línguas, culturas e acervos desenvolvidos. A formação de pesquisadores indígenas e não indígenas e a criação de arquivos digitais, em centros de documentação nas aldeias e no Museu do Índio, são outros objetivos da iniciativa. O Programa abrange quatro projetos – Prodoclin (de línguas indígenas), Prodocult (de culturas), Prodocerv (de preservação de acervos) e Prodocson (de documentação sonora).

No âmbito dessa prioridade da UNESCO, o projeto “Documentação de línguas indígenas” traz a particularidade de ter envolvido, ao longo de sua execução, indígenas de 35 etnias que participaram como atores, não meros espectadores do processo. Oficinas e inúmeros workshops foram realizados com esse intuito. As 12 publicações são o resultado dos seis anos de trabalho conjunto.

Serviço

Lançamento de publicaç~]oes sobre documentação de línguas e cultura indígenas
Data: Sexta-feira(15/07/2015).
Horário: 11h.
Local: FUNAI, em Brasília (SBS Quadra 02 Lote 14 – Ed. Cleto Meireles – Sala de Multiuso – Brasília/DF).

Mais informação:
Comunicação Social do Museu do Índio: (21) 3214-8705
comunicacao@museudoindio.gov.br
Rosangela Abrahão (21) 99141-6647.

Unidade de Comunicação da UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães, 61-2106 3536, a.guimaraes@unesco.org
Demétrio Weber, 61-2106 3538, d.weber@unesco.org

via Unesco

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s