Funarte realiza Mapeamento da Dança em oito capitais e no Distrito Federal


mapeamento de  dançaCom a finalidade de traçar um panorama da dança no Brasil, a Fundação Nacional de Artes – Funarte acaba de firmar um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, no período de 11 de maio a 11 de agosto, dará início à primeira etapa do projeto Mapeamento Nacional da Dança, com a coleta de dados no Distrito Federal e em oito capitais: Belém, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Para realizar a pesquisa, indivíduos, grupos e instituições que atuam no segmento nessas regiões deverão preencher um cadastro disponível no endereço eletrônico www.mapeamentonacionaldadanca.com.br.

A proposta do Mapeamento surgiu, em 2010, durante reunião do Colegiado Setorial da Dança. Além de informações básicas, serão coletados dados qualitativos e quantitativos de quem atua no setor, visando elaborar um diagnóstico que abrangerá aspectos da dimensão social, econômica e artística da área da dança. O trabalho está sendo desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa PROCEDA (Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança), com coordenação geral da professora Lúcia Matos (PPGDança – UFBA) e vice-coordenação da professora Gisele Nussbaumer (Pós-Cultura – UFBA). A pesquisa conta, ainda, com a parceria das seguintes universidades: UNESPAR/Campus Curitiba II, UNESP, UFRJ, UFPE, UFC, UFPA, UFG e UPE. Ao todo, estão envolvidos 20 pesquisadores, um técnico e 33 alunos de graduação dessas universidades.

Como resultados do Mapeamento da Dança, serão gerados: um banco de dados, aberto à consulta pública, com informações básicas dos agentes da dança que permitirem a divulgação desses dados; a publicação de um relatório digital com um diagnóstico sobre a formação e produção em dança nas capitais brasileiras, levando em consideração as múltiplas formas de organização, processos e configurações da dança no país; além da constituição de uma rede de pesquisadores em dança, visando novas colaborações.

Informações (clique aqui para saber mais e se cadastrar)

com informações da Funarte

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s