CARTOGRAFIA DA ARTE – MAPEAMENTO DOS ATELIERS DA SERRA GAÚCHA


CARTOGRAFIA DA ARTE – MAPEAMENTO DOS ATELIERS DA SERRA GAÚCHA

imagem somente para ilustração

imagem somente para ilustração

“O mapa é uma simplificação da realidade, confeccionada a partir da seleção de elementos representados por símbolos e sinais apropriados, favorecendo a conscientização do ser humano de seu papel enquanto sujeito que interage com o mundo em que vive”. Elza Passini

Com o intuito de aproximar o consumidor e o espectador do artista, divulgar a arte e realizar intercâmbio entre ateliers da nossa região, a Curadoria Independente de Mona Carvalho com apoio da Secretaria do Turismo do município de Caxias do Sul e da designer Nicole Nissola, lança o projeto CARTOGRAFIA DA ARTE – Mapeamento dos Ateliers da Serra Gaúcha por meio digital e material impresso.

Através dos símbolos, a Cartografia faz parte da história dos homens, pois desde o princípio, eles precisavam demarcar seus caminhos. “A Cartografia é uma ciência e ao mesmo tempo uma técnica; é entendida como uma arte em levantar dados, redigir e divulgar mapas.” –Rosária Casarin

Inspirado nos mapas de pontos turísticos da Europa e outras cidades da América Latina, o projeto CARTOGRAFIA DA ARTE apresentará um mapa composto pela cidade de Caxias do Sul, com fragmentos dos mapas das cidades da região da serra, mapeando os ateliers e estúdios de artes no segundo semestre de 2015 circulando por um ano, havendo novas inscrições e criação da segunda edição em 2016/2017. Desta forma, o projeto estará sempre atualizado oportunizando a multiplicação dos ateliers e maior divulgação da arte.

As inscrições estão abertas a partir do dia 22 de abril  e podem participar ateliers e/ou estúdios de artes visuais/plásticas (pintura, xilogravura, escultura, fotografia, grafitti, desenho, cinema e instalações) das seguintes cidades da Serra Gaúcha:  Antônio Padro, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Nova Petrópolis, Farroupilha, Garibaldi, São Marcos, Nova Roma do Sul, Nova Pádua e Caxias do Sul.  O encerramento das inscrições acontece a meia noite do dia 20 de junho de 2015.  O lançamento do projeto CARTOGRAFIA DA ARTE está previsto para o mês de Outubro.

Inscrições e informações:
monacarvalho.com
curadoriaindependente@gmail.com
+55 (54) 9954.4207

via Mona Carvalho

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s