Acessibilidade em Bibliotecas Públicas Projeto participa da Reatech 2015


imagem ilustrativa

imagem ilustrativa

O projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas marcará presença na 14ª edição da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), em São Paulo. Estará representado no estande daSecretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) – órgão responsável por articular todas as políticas do governo federal de promoção e proteção aos Direitos Humanos no Brasil. No espaço estarão destacadas as iniciativas em prol das pessoas com deficiência.

O “Acessibilidade” dividirá o estande com outros programas, projetos e políticas, de diferentes ministérios, vinculados ao “Plano Viver Sem Limites”. Lançado em 2011 e coordenado pela SDH/PR, ele visa implementar iniciativas novas, bem como articular e fortalecer ações já existentes na agenda interministerial voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

O “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas” – de responsabilidade do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC) – é executado pela OSCIP Mais Diferenças em dez bibliotecas públicas nas cinco macrorregiões brasileiras.

À convite da SDH, o MinC estará representado no estande pelos projetos “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas” e “Fomento à Produção, Difusão e Distribuição de Livros em Formato Acessível”, bem como pelo Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural. A Cinemateca Brasileira estará presente com a projeção de filmes com recursos de acessibilidade.

“A presença do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas no estande da Secretaria de Direitos Humanos na Reatech destaca sua importância enquanto proposta de política pública voltada ao enfrentamento da exclusão das pessoas com deficiência de direitos culturais básicos e, particularmente, do acesso a espaços públicos, como as bibliotecas. Ao mesmo tempo, ressalta sua vinculação à agenda dos direitos humanos, uma vez que é essa a perspectiva que deve orientar as políticas públicas de combate à exclusão e redução das desigualdades no país”, diz Wagner Santana, coordenador técnico do projeto.

Reatech – A Reatech é considerada a principal feira para a pauta da inclusão e da acessibilidade no país. Acontecerá neste ano entre os dias 9 a 12 de abril no São Paulo Expo Exhibition & Convention (novo nome do Centro de Exposições Imigrantes), na capital paulista. O evento, que é organizado pela empresa Fiera Milano, tem entrada gratuita.

FONTE: BIBLIO INFO

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s