Turismo religioso em pauta na Embratur


São José de Ribamar-Marahão

São José de Ribamar-Maranhão

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participará amanhã (07) e na quarta-feira (08), do primeiro Encontro Empresarial de Turismo Religioso que acontecerá na cidade de Aparecida (São Paulo), e tem como objetivo estimular o turismo religioso no Brasil colocando empresários locais, lideranças religiosas e operadoras turísticas para discutir o segmento.

A participação da Embratur tem o intuito de realizar pesquisa e prospecção do segmento e entender mais a cadeia produtiva, identificar os operadores receptivos, o trade e associações envolvidas. “Cumpriremos a agenda de visitação, tendo vista que o conhecimento e aproximação com estes atrativos turísticos locais nos permitirá uma análise mais aprofundada sobre o potencial do turismo religioso no Brasil, em específico nesta localidade”, explicou Vicente Neto, presidente da Embratur.

Aparecida é um dos principais destinos religiosos do Brasil e tem buscado desenvolver novos produtos turísticos destinados a visitantes internacionais. “Vamos conhecer a proposta da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) de estimular a integração desses produtos ao público estrangeiro e, a partir disso, analisarmos a melhor maneira da Embratur estruturar e trabalhar o segmento”, completou Vicente Neto.

A programação contará com um roteiro especialmente desenhado para os participantes que visitarão as principais atrações da região, um workshop de negócios e uma palestra exclusiva de Sérgio Miguel Palma Peniche, representante da Ruta de San Juan Diego – um dos mais conceituados roteiros religiosos do México.

O evento será realizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares de Aparecida e Vale Histórico e pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Turismo religioso católico no Brasil

O turismo brasileiro apresenta, a cada ano, números mais expressivos em relação ao segmento religioso. De acordo com dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, no ano passado, cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo País levados pela fé.

Segundo o Ministério do Turismo, as visitas às tradicionais cidades barrocas mineiras e baianas estão entre os destinos mais visitados do País pelos peregrinos. No início do ano, a administração do Santuário Nacional de Aparecida (SP) anunciou um número recorde de visitantes em 2014: 12,2 milhões. A movimentação, no entanto, deve crescer ainda mais. Isso porque a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida vai percorrer diversas cidades  brasileiras até 2017, quando será celebrado os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba. Só em 2015 estão confirmadas  visitas a 49 dioceses.

Além de Aparecida, em São Paulo, destaca-se ainda no estado: Guaratinguetá (local de nascimento do Frei Galvão), Cachoeira Paulista (sede da TV Católica Canção Nova), Lorena e Pirapora do Bom Jesus.

No Nordeste, Canindé no Ceará é considerada a segunda maior romaria do mundo em homenagem a São Francisco e principal polo de turismo religioso do estado. Romaria à Juazeiro do Norte (CE) recebe cerca de dois milhões de devotos de Padre Cícero por ano. Salvador, na Bahia, tem mais de 300 igrejas seculares e costuma-se dizer na cidade que existe uma igreja diferente para ser visitada a cada dia do ano. Cachoeira, depois de Salvador, é a cidade baiana que reúne o mais importante acervo arquitetônico no estilo barroco. Lá acontece a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte.

No Norte tem o Círio de Nazaré em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. É realizado em Belém há mais de dois séculos e é uma das maiores procissões católicas do Brasil e do mundo reunindo mais de um milhão de pessoas em outubro.

No Sul do Brasil, a cidade de Nova Trento (SC) se tornou a capital do turismo religioso catarinense após 1991, quando o Papa João Paulo II beatificou a Madre Paulina, que se consagrou pelo trabalho realizado na cidade. A cidade recebe cerca de 20 mil peregrinos por mês.

No Centro Oeste, em Trindade (GO) possui Festas de Padroeiros na cidade e no meio rural. O ponto alto dessa tradição é a Festa do Divino Pai Eterno que recebe cerca de um milhão e meio de pessoas. Outro destino na região é a Cidade de Goiás, onde ocorre a Procissão do Fogaréu, sempre na Semana Santa.

via EMBRATUR

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s