Inscrições abertas para o Edital de Coprodução Brasil-Uruguai 2015


imagem meramente ilustrativa

imagem meramente ilustrativa

Estão abertas a partir dessa quinta-feira (9) até o dia 26 de maio, as inscrições para o Edital de Coprodução Brasil-Uruguai 2015, realizado pela ANCINE em parceria com o ICAU – Instituto de Cinema y Audiovisual, do Uruguai.

O concurso binacional prevê investimento equivalente a 300 mil dólares em dois projetos de longa-metragem cujas filmagens ainda não tenham sido ainda iniciadas. Podem concorrer projetos de ficção, documentário ou animação.
No edital lançado pela ANCINE no Brasil, podem ser inscritos os projetos apresentados por produtoras brasileiras que participem na condição de coprodutoras minoritárias. Os projetos com participação majoritária brasileira devem ser apresentados pelos parceiros uruguaios ao edital lançado pelo ICAU.  Cada projeto selecionado receberá, em moeda local, recursos no valor equivalente a 150 mil dólares.
Os proponentes devem encaminhar os projetos em envelope lacrado, por portador ou serviço de encomenda expressa, para o endereço do Escritório Central da ANCINE no Rio de Janeiro. O regulamento do concurso, o formulário e a documentação necessária para a inscrição podem ser consultados aqui.
Desde 2011, a ANCINE vem realizando anualmente concursos binacionais de coprodução com o ICAU, no Uruguai. Entre os contemplados nas primeiras quatro edições estão os longas-metragens “Inimigos da Dor”, de Arauco Hernández, coprodução da brasileira Primo Filmes com a uruguaia Cordón Films, exibida na Competição Cineastas do Presente da última edição do Festival de Locarno, na Suíça; e “Valeu Boi!”, o novo longa de ficção do cineasta Gabriel Mascaro, de “Ventos de Agosto”, atualmente em fase de pós-produção, parceria da brasileira Desvia Produções e da uruguaia Malbicho Cine.

Edital faz parte de pacote de ações de apoio à coprodução internacional

No dia 19 de março, a ANCINE anunciou um pacote de ações de incentivo à realização de coproduções internacionais. Por meio de quatro editais binacionais e de uma nova linha do Programa Brasil de Todas as Telas, a Agência fará investimentos no desenvolvimento e na produção de longas-metragens em parceria com Portugal, Itália e 19 países da América Latina.
As inscrições para os concursos bilaterais com a Itália, que disponibiliza um total de 160 mil euros para o apoio ao desenvolvimento de seis projetos de longa-metragem com potencial de coprodução; com a Argentina, que oferece o equivalente a 1 milhão de dólares para 4 projetos; e com Portugal, que apoiará outros 4 projetos com o equivalente a 600 mil dólares; já estão abertas.
Já a Chamada Pública PRODECINE 06 – Coprodução América Latina do Programa Brasil de Todas as Telas, que investirá R$ 5 milhões em projetos de ficção, animação e documentário, deve entrar em operação no mês de maio.
Para mais informações:
Agência Nacional do Cinema – Assessoria de Comunicação
Avenida Graça Aranha 35, Centro – Rio de Janeiro – 20030-002
Tel: (21) 3037-6003/6357
comunicacao@ancine.gov.br
Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s