Governo federal lança pacto para enfrentar violações de direitos humanos na internet


Entre as ações previstas está o lançamento do site Humaniza Redes, que oferecerá um canal de denúncias e dicas de segurança aos internautas

Diante dos muitos crimes que vêm sendo cometidos através da web, que vão de cyberbullying a pedofilia, o governo federal lançou, nesta terça-feira (7), o Pacto pelo Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na Internet. A ideia do pacote é tornar o ambiente virtual mais seguro, especialmente para crianças e adolescentes, e livre de atitudes preconceituosas e discriminatórias.????????????????????????????????????????

Entre as primeiras ações do pacto está a criação do site Humaniza Redes, que funcionará como uma ouvidoria online, na qual pessoas poderão denunciar qualquer tipo de violação contra os direitos humanos – cometida no ambiente digital ou não.

Após cadastradas no site, as denúncias referentes a crimes cometidos na web, em especial envolvendo violação de direitos de crianças e adolescentes, serão encaminhadas às empresas provedoras de aplicações e serviços na internet (Google, Facebook e Twitter). Além disso, serão repassadas à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, à Ouvidoria da Igualdade Racial ou à Ouvidoria da Mulher, de acordo com a natureza de cada denúncia.

O pacote também inclui ações como divulgação de dicas de segurança aos internautas e distribuição de material educativo para a rede de ensino, para difundir boas práticas para a prevenção de violações de Direitos Humanos na Internet. 

via Observatório do 3º setor

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s