Inscrições de proposta de comunicação para o II Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia de Interiores, até 17 de abril.


201502261247590.anuncio_coloquio160_2Estão abertas as inscrições de proposta de comunicação para o II Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia de interiores. O prazo para envio termina no dia 17 de abril. O evento será realizado de 11 a 13 de agosto de 2015, na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

Na ocasião, serão comemorados os 85 anos do Museu Casa de Rui Barbosa, o primeiro museu-casa do pais. O colóquio é promovido pela FCRB e conta com o apoio da EBA/UFRJ, da EAU/UFF e do Museu da República/Ibram, Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva (Portugal).

Trata-se de um dos desdobramentos do projeto “A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro. Anatomia dos interiores”, voltado para o estudo da casa de morada da nobreza e da alta burguesia, entre os séculos XVII e XIX, focando os múltiplos aspectos dos seus interiores, que teve como eixo de sua primeira etapa de pesquisa duas regiões do mundo cultural e artístico luso-brasileiro: Lisboa e Rio de Janeiro. Através de colóquios bilaterais e internacionais, da publicação dos resultados das pesquisas e de site especializado, o projeto debateu os fundamentos para um estudo integrado e comparado da Casa Senhorial e dos seus interiores nos dois lados do Atlântico.

O interesse suscitado pelo I Colóquio, realizado em Lisboa (2014), que contou com uma significativa participação de investigadores brasileiros, levou a FCRB promover a realização dessa nova edição do evento em seu auditório.

:: Eixos temáticos (período compreendido do século  XVII  à década de 1930 do século  XX)

  1. Espaço interior, estrutura e programa distributivo. O espaço interior e a função das várias divisões; a circulação, as escadarias e a sua articulação com a entrada, as salas de aparato, as zonas privadas e as zonas de serviço; nomenclaturas funcionais e simbólicas de cada espaço.
  2. A ornamentação fixa. A decoração aplicada: do azulejo à pintura mural, passando pelos estuques decorativos, pela madeira e pedraria, pelos tecidos e papel de parede, os programas decorativos e iconográficos.
  3. O equipamento móvel. Os objetos que contribuíram para o aparato e conforto das casas ao longo de gerações: pratarias, vidros, louças, candelabros, tapeçarias, tapetes, móveis, bibelôs e equipamento utilitário.

:: Etapas

Até 17 de abril – Envio dos resumos das propostas de comunicação (entre 300 e 500 palavras) e notas biográficas (com o máximo de 400 palavras) para o e-mail  memoria@rb.gov.br, assunto II colóquio A Casa Senhorial;

Até 13 de maio – Divulgação dos resultados da avaliação, da responsabilidade da Comissão Científica do colóquio;

Até 13 de julho – Envio dos textos para o e-mail memoria@rb.gov.br, assunto II colóquio A Casa Senhorial.
:: Inscrições

Isentos = palestrantes, comunicadores, membros da comissão científica, servidores e bolsistas da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Taxa de inscrição: R$ 100,00 (profissionais), R$ 50,00 (estudantes, professores e servidores do MinC).

:: Dados para pagamento

Depósito identificado Associação Amigos da Casa de Rui Barbosa
Banco do Brasil (001) | Agência: 0287 – 9 Conta Corrente: 14983-7

O comprovante de pagamento deve ser enviado para memoria@rb.gov.br com a identificação do depositante.

Informações e inscrições: memoria@rb.gov.br 21 3289.8661 / 8662.

:: Envio de proposta

Fazer download e enviar a ficha de submissão de proposta (disponível no link abaixo) para o e-mail memoria@rb.gov.br, assunto: II colóquio A Casa Senhorial

Ficha de submissão de proposta de comunicação

:: Texto para publicação

Os textos para fins de publicação deverão ser remetidos para o endereço eletrônico memoria@rb.gov.br até o dia 13 de julho de 2015 com a seguinte configuração: até 15 laudas com tudo incluído; margens em 2,5cm; fonte arial 11; espaço 1,5; alinhamento à esquerda, parágrafo sem recuo, justificado; separação entre parágrafos com espaço duplo. Notas explicativas e de referências ao fim, fonte arial 9, espaço simples. Não numerar as páginas. Não incluir referências bibliográficas.

Até 6 imagens (300dpi ou 1024 pixels na menor dimensão), com legenda e créditos abaixo da imagem, centralizada, com fonte arial tamanho 9, espaço simples. A localização das imagens deve ser indicada no texto e os arquivos de imagem devem ser enviados em separado em JPEG, identificadas com o número correspondente à figura do texto.
Lembramos que os textos devem seguir as novas normas ortográficas e serem submetidos à revisão, visto que os autores se responsabilizarão integralmente sobre o teor de seus escritos. As autorizações para uso de imagens também ficam a cargo do(s) autor(es).

Ao fim do texto, incluir breve currículo do(s) autor(es) com, no máximo, 8 linhas, fonte arial 11, espaço simples.

Via FCRB

Anúncios

O Seu comentário nos ajuda a melhorar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s